28.9.06

amizade

E, assim, numa madrugada de quarta-feira, isso deu origem a isso:




Rafael diz:
e o www.jblog.com.br/rafaelgomes.php ? com texto postado AGORA, sobre A Dama!

Rafael diz:
!!!!!

amigo diz:
ai será que é o momento?

Rafael diz:
acho que NAO

(pausa)

amigo diz:
“Passamos a hora seguinte sendo bombardeados por personagens coadjuvantes que variam entre o absurdo e o irritante - alguns que parecem ter saído da trama de uma novela B. “

amigo diz:
hello, isso é BOM!

amigo diz:
ai, não lerei

amigo diz:
não será vc o detrator a me convencer

Rafael diz:
nao quero te convencer

Rafael diz:
e isso é BOM se esse for o espírito geral

Rafael diz:
e coerente

Rafael diz:
não se for mais uma das 300 disparidades

amigo diz:
“No lugar do fascínio e do mistério e da ambigüidade que deveria haver para que fosse erigida uma verdade cênica inconteste que sobrepusesse à inverossimilhança a autenticidade de um universo fabulístico, o que vemos é um filme desgovernado, que bate a cabeça de um lado e de outro sem jamais encontrar sua coerência.”

amigo diz:
juro, vc descreve um filme bom

amigo diz:
o filme dos seus sonhos é A PRINCESINHA

Rafael diz:
é A Vila

Rafael diz:
eu falo em inteligência e sofisticação e em semânticas e discursos. não estou falando de A Princesinha

amigo diz:
a dama e a vila são irmãos gêmeos

amigo diz:
um forte, outro frágil, como costuma ser

Rafael diz:
sim

Rafael diz:
exatamente... FRAGIL

amigo diz:
inteligência e sofisticação? seu filme é closer

Rafael diz:
nao me abre espaços para gostar

Rafael diz:
ou para compactuar

Rafael diz:
ou para ser condescendente e ver qualidade no que é claramente defeito

Rafael diz:
isso pode acontecer, mas quando eu vejo tentativa legitima e integridade afetiva

Rafael diz:
em Dama eu só vejo pretensão

Rafael diz:
e arrogância, quase

Rafael diz:
quase

amigo diz:
e por isso vou odiar o outro irmão? não é possível dedicar ainda mais amor ao irmão frágil?

amigo diz:
esse é meu ponto.

Rafael diz:
ah!!

amigo diz:
vc não gosta da Dama e tem PENA!

Rafael diz:
já entendi TUDO

amigo diz:
justamente por ser frágil, é delicado, por PRECISAR de mim, merece maior atenção e cuidado.

amigo diz:
hahahahahaha

amigo diz:
o q vc tem é má-vontade.]

Rafael diz:
já te decifrei

Rafael diz:
vc NÂO GOSTA do filme

Rafael diz:
mas ama o Shyamalan, ou que amar

Rafael diz:
e quer amar o filme tb, apesar de ele, evidentemente, não te dar mto espaço para isso

Rafael diz:
porque vc não é burro, vc sabe entender e diferenciar as coisas

Rafael diz:
mas daí vc fica com pena do filme, vc praticamente se projeta no filme

Rafael diz:
vc se iguala a ele em suas fragilidades...

Rafael diz:
e passa a gostar!!

Rafael diz:
EUREKA!!!

Rafael diz:
MEU DEUS, EU ACABEI DE ENTENDER O SEU PENSAMENTO CINEMATOGRÁFICO!!!!

Rafael diz:
GENTE, TO TAO FELIZ QUE PRECISO COMPARTILHAR COM ALGUÉM

Rafael diz:
(aposto que é assim com Espanglês tb...)

Rafael diz:
(que, aliás, eu vou alugar sexta-feira)

amigo diz:
"vc se iguala a ele em suas fragilidades..." não fale isso como se fosse a descoberta do século. e não fale isso como se não fosse uma forma possível de ver e pensar cinema, nem como se não fosse talvez A MELHOR forma de ver e pensar cinema.

amigo diz:
sua crítica tá no nível do resto, desculpa.

amigo diz:
pode ir escrever no NY times

amigo diz:
ou na veja.

amigo diz:
e deixe ESPANGLÊS fora disso, que não tem nada a ver.

Rafael diz:
aposto que tem a ver

Rafael diz:
e NUNCA MAIS na sua vida me compare à Veja

Rafael diz:
senão pode parar de me ler já

Rafael diz:
e foi, sim, uma GRANDE descoberta

Rafael diz:
e, não, não acho o melhor jeito de pensar cinema

Rafael diz:
mas adorei entendê-lo

Rafael diz:
porque isso explica muita coisa sobre você

Rafael diz:
e sobre o cinema

Rafael hp diz:
e a minha crítica não está no nível do resto nada. tá MUITO melhor

Rafael diz:
eu pelo menos abro espaço pra discussão

Rafael diz:
e explico bem porque EU não entrei no filme

amigo diz:
ué, a manola tb

amigo diz:
ela tb

amigo diz:
mas é tipo "o filme não é bem construido"

amigo diz:
the end

Rafael diz:
mas a manhola é ótima

amigo diz:
não sempre

Rafael diz:
eu não disse isso, que o filme não é bem construído

Rafael diz:
vc nao entendeu nada

Rafael diz:
vc que está no nível dos maus leitores

Rafael diz:
hahahaha

Rafael diz:
não merece nem a mim nem Manhola

amigo diz:
gente do céu!

Rafael diz:
seu adorador-cego-de-Shyamalan! incapaz de ver os filmes além de seu próprio nariz!

amigo diz:
eu não acredito q vc tá SE defendendo e defendendo a manola!
a manola tem lá seus momentos, mas eu acho que ela se acha dona de piadas incrívreis e cinismo ímpar, o que já a aproxima demais da boscov pro meu bico

Rafael diz:
vc está SE defendendo... e eu não posso?

amigo diz:
eu não sou crítico

Rafael diz:
vc está se defendendo como espectador adorador de filmes ruins só porque vc se projeta neles

Rafael diz:
vc e a Pauline Kael

Rafael diz:
e a Manhola tá anos luz de uma Boscov

Rafael diz:
se vc não puder ver isso, I rest my case

amigo diz:
se vc não puder ver isso, I rest my case?

amigo diz:
rafitcho querido

amigo diz:
temos maneiras diferentes de ver e julgar filmes, e uma não é melhor que a outra

amigo diz:
98,9% da pop mundial não gostou da dama

amigo diz:
por outro lado

amigo diz:
82,8% não gostou da vila

amigo diz:
por outro lado

amigo diz:
90% não gostou de festim

amigo diz:
e ninguém hoje conseguiria ver inteiro greed ou cidadão kane

amigo diz:
a questão é

amigo diz:
não existe a objetividade que você tenta fazer parecer que existe no seu texto, ou nos seus textos em geral

Rafael diz:
ERRO

amigo diz:
um dos motivos por eu não gostar de closer é que não há ali personagem que me faça bem ou me dê conforto, o filme não me dá opção que não rejeitá-lo, e pouco importa se isso acontece porque eu tenho complexo de édipo

amigo diz:
a dama na água não é um filme ruim

amigo diz:
vc simplesmente não comprou

amigo diz:
e pouco importa se é pq vc tem complexo de édipo ou outra coisa qualquer

amigo diz:
só não me venha dizer que É "um filme desgovernado, que bate a cabeça de um lado e de outro sem jamais encontrar sua coerência."

Rafael diz:
mas é

Rafael diz:
vc pode gostar disso

Rafael diz:
mas que é é

amigo diz:
ruim?

amigo diz:
ruim não é.

amigo diz:
me envolvendo ou não, gostei do filme nas 3 vezes,

Rafael diz:
os filmes alemães tampouco são...

Rafael diz:
a culpa é nossa

Rafael diz:
ah, façavor!

Rafael diz:
e diga qual é o argumento daquela srta., que aparentemente é o único que vc respeita.

amigo diz:
ela acha que ele deixou a convenção de lado demais, e ela precisava disso

Rafael diz:
"disso" o que?

amigo diz:
ela precisava de ALGO no filme que não fosse simbólico, pq isso tende a deixá-la cansada

amigo diz:
ela precisava de um pouco de spielberg na parada

Rafael diz:
e ESSE é um argumento válido???

amigo diz:
um pouco de diversão sem conteúdo, bicicletas voando e tal

Rafael diz:
então se eu explicar pra vc a minha vida psicológica

amigo diz:
bem, eu entendi...

Rafael diz:
e associa-la a meu desgosto, vc entende...

Rafael diz:
ah!

Rafael diz:
tchau!

amigo diz:
querido. pare com isso.

amigo diz:
vc tá numa posição mais perigosa ué!
é normal.

amigo diz:
vc escreve e solta pro mundo.

amigo diz:
não tem jeito.

amigo diz:
aconteceria o mesmo se eu fosse fundo em qualquer coisa de que gosto.

amigo diz:
e deveria acontecer o mesmo com todo mundo, por que a OBJETIVIDADE JORNALÍSTICA é algo que tem me dado cada vez mais nojo.

amigo diz:
mas eu te amo!

amigo diz:
sempre!

amigo diz:
é como vc e o jc se ele votasse no maluf

amigo diz:
por favor não vamos dormir sem reafirmar nosso amor eterno?

Rafael diz:
daniel sugere que eu publique a briga no blog

Rafael diz:
vai ser JÁ!

amigo diz:
QQQQQQQQQQQQQ?

amigo diz:
morraAAAAAAAA!

Rafael diz:
nao revelarei seu nome

Rafael diz:
e abrandarei as partes comprometedoras

amigo diz:
pode ser

amigo diz:
mas veja

amigo diz:
1- deixa eu ler antes?

amigo diz:
2- não pode comentar. é só a briga e ponto.

Rafael diz:
1 - vc acha que MERECE?

amigo diz:
sim, pq eu quero ver se tá fiel.

(pausa)

Rafael diz:
Closer é uma OBRA PRIMA!!!

amigo diz:
hahaha

amigo diz:
é, foi indicado ao oscar!

Rafael diz:
isso

amigo diz:
que nem crash

amigo diz:
essa parte tb vai ser publicada?

Um comentário:

João Cândido disse...

A dama na água e Espanglês são duas obras-primas, ok? Closer também é bom e Crash é um lixo. Isso tudo é fato, verdade jornalística.