7.11.07

diário da Mostra - dia 11

29/10 – segunda-feira
(cotações de * a * * * * *)


Todas As Belas Promessas, de Jean Paul Civeyrac
FRANÇA
Entrei na sessão já sabendo o que o destino me aguardaria. Mas, antes de dormir (sim, é vergonhoso o tanto que se dorme, sem e por querer, em Mostras), pude notar um realizador com um universo de temas interessantíssimo. O filme em si, não deu pra dizer que foi visto.



A Retirada, de Amos Gitai
ISRAEL/ FRANÇA/ ALEMANHA/ ITÁLIA
* * * *
Desde O Dia Do Perdão, Amos Gitai não fazia um filme que casasse tanta beleza formal e humana com uma camada tão sólida de dor e agonia. Em seu eterno retrato do conflito entre judeus e palestinos, aqui há Juliette Binoche pouco parecida com Juliette Binoche, Jeanne Moreau (em rápida participação) e uma narrativa bipartida. Um primeiro ato solar e algo lírico em sua alegria juvenil (em grande parte graças justamente à srta. Binoche) dá vez a uma expedição de desocupação da Faixa de Gaza trabalhada com frieza “documental”. Durante todo o tempo, os longos e admiráveis planos-seqüência e um filme cheio de vida.

Hana, de Hirokazu Kore-Eda
JAPÃO
* * *
Kore-Eda é o homem do metafísico feito assombro fotográfico em Maborosi, da ciranda da efemeridade e da morte feita cinema em Depois da Vida e da vida feita delicadeza, sob a dura perspectiva infantil do abandono, em Ninguém Pode Saber, todos filmes fantásticos. Não se entra em um filme seu, portanto, esperando pouco. Hana é uma comédia de ambiente. Flagra-se, no Japão do século XVIII, uma pequena aldeia de “pobres coitados”, entre eles um samurai que tem como missão vingar a morte do pai. Muitas subtramas acontecem, entrecortando a história de um herói ao qual é dado um destino que ele não deseja. O olhar sobre essas forças exteriores que nos cobram cumprir uma missão que no íntimo não nos pertence é sensível e recompensador. A construção do tempo/espaço da mise-en-scène é, da mesma forma, claramente obra de quem sabe o que faz. Mas em se tratando de quem é, fica difícil não haver uma pequena frustração.

Nenhum comentário: