7.11.07

diário da Mostra - último dia

01/11 – quinta-feira
(cotações de * a * * * *)

Truques, de Andrzej Jakimowski
POLÔNIA
* * *
A cabeça dispersa pôde ainda assim achar o filme simpático, de uma leveza agradável e esperta em explorar, sob o olhar infantil, mas sem clichês desse gênero, uma história de desagregação e busca. Talvez merecesse um segundo olhar mais cuidadoso, para fazer coro aos amigos que amaram e aos que abandonaram a sessão aos 15 minutos.

Persepolis, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud
FRANÇA
* * 1/2
Careeeeta, mas altamente palatável. Agrada sem surpreender ou incomodar. É uma animação com traços interessantes e narrativa épica – dezenas de fatos se sucedem, sem atenção dramatúrgica específica a nenhum deles, contanto uma vida cheia de movimento e dor, numa narrativa que mantém aura “suave”. Conflitos no Oriente, para crianças. Nem por isso desprezível.



Canções De Amor, de Christophe Honoré
FRANÇA
* * * *1/2
Você gosta de musicais? E de histórias de amor? E de histórias de amor interrompidos, transformados, impossíveis? E da França, você gosta? Você tem a alma aberta ao romantismo desenfreado e ao escapismo docemente exibido e auto-indulgente que só o cinema sabe proporcionar? Ah, tá. Então é só mergulhar de cabeça e se apaixonar por esse filme.

Nenhum comentário: