29.10.05

Mostra - dia 3

26/10

SELVA (Hungria)
Experiência radical de cinema, válida por si só. 7 cenas distintas e independentes, todas filmadas em planos bastante fechados e com o mínimo de cortes - em geral, um diálogo. Há momentos de dramaturgia pungente, como há outros cansativos. No todo, o conteúdo nem sempre se sustenta, mas a forma, apesar de não ser genial nem tampouco completamente inovadora, vale uma olhada.
De 1 a 5, 3 e meio.

BYE-BYE BLACKBIRD (Luxemburgo/ Inglaterra)
Filme de produção pseudo-suntuosa e de dramaturgia completamente desencontrada. Personagens indecisos e situações dramáticas pífias. Sono.
De 1 a 5, 1.

ESPERANDO AS NUVENS (França/ Alemanha/ Turquia)
Filmado em belas paisagens turcas, é filme honesto, apesar de cambalear. Aponta mais de um caminho e termina no mais fácil.
De 1 a 5, 2.

PALINDROMES (EUA)
Pior filme do diretor Todd Solondz. As piadas, apesar de engraçadíssimas, são nazistas. Mas ainda que se releve esse fato - o que não é difícil, no contexto - a "fábula" proposta dificilmente caminha poucos passos além de sua própria pretensão. O retrato da humanidade como causa perdida, e da nação americana como melhor exemplo dessa "ineficácia", pouco vai além do gratuito. Sobra quase nada, tanto em ética quanto em estética.
De 1 a 5, 2.

Nenhum comentário: