30.10.05

Mostra - dia 6

29/10

TRAFICANTE (Hungria)
Um filme quase estonteante. Fotografia milimetricamente perfeita - com câmera quase que ininterruptamente em movimentos lentos e circulares - enquadra a via-crúcis de um traficante de drogas, sob permanente tensão e em uma atmosfera das mais sombrias. Uso perfeito do som, dos silêncios e dos tempos dramáticos. Seria magnífico não fosse tão prolixo. Ainda assim, é cinemaço.
De 1 a 5, 4 e meio.

BLOOD AND BONES (Japão)
Épico que oscila entre o pungente e o novelesco, mas que se ancora em um personagem central dúbio e fascinante - interpretado com precisão por Takeshi Kitano. Saga de uma família em duas horas e vinte minutos só de desgraças, com algum pequeno humor.
De 1 a 5, 3.

A CRIANÇA (Belgica/ França)
Os irmãos Dardenne não dão trégua. Depois de "O Filho", este "A Criança" é mais um retrato de vidas infelizes e desvirtuadas de seres humanos que, ao contrário do que parece crer um Todd Solondz, alteram-se a partir das circunstâncias à sua volta, não simplesmente sendo podres por natureza. Transpira-se realismo e a humanidade goteja da tela, ainda mais porque os Dardenne aplicam à trama uma gramática visual em perfeita comunhão com o conflito - a ética e a estética encontram-se, uma vez mais.
De 1 a 5, 5.

Nenhum comentário: