20.1.06

música é perfume

5 melhores coisas sobre "Maria Bethânia - Música É Perfume":

1) Faz lembrar o quanto Maria Bethânia existe. E, meu deus, que bênção é saber disso.

2) Faz lembrar o quanto Maria Bethânia, jamais deixando de ser Maria Bethânia, consegue oferecer prazer e beleza.

3) Faz lembrar o quanto Maria Bethânia, sendo figura física distante de qualquer modelo estético, possui uma força magnética e uma luz que tornam seu rosto, em dados momentos, especialmente bonito.

4) A deliciosamente verdadeira afirmação de Maria Bethânia que dá (sub)título ao filme.

5) Duas cenas: o momento em que Chico Buarque abraça Maria Bethânia, havendo, ali, informação para uma vida inteira, e a cena final, que des-endeusa Maria Bethânia e a engrandece ainda mais por fazê-la próxima.



(Porque, no mais, o documentário é, como obra cinematográfica, bastante insosso. Assiste-se com facilidade, mas é superficial em seu objeto central e repleto de imagens paralelas absolutamente sem propósito, que nunca geram discurso algum.)

Um comentário:

Domingos Junior disse...

Maria Bethânia, nesse documentário, mostra bem a energia e a calmaria que ela é capaz de transmitir a quem recebe seus dizeres vindos daquela voz magnífica e daquela presença física, de movimentos tão marcantes...
O documentário se perde completamente ao incluir imagens de "cariocas" na Central do Brasil ou de dentro dos ônibus, amargurando a condição de país pobre, mas abençoado por deus. Essa é a parte "macumba pra turista" do filme.
Mas a firmeza das posições de Bethânia e suas intrepetações pungentes atestam a força artística singular de Bethânia.
A++++
Junior.