20.2.08

Eclipse lunar total é visível hoje a partir da meia-noite

Lua entrará na sombra da Terra e ficará com aspecto escuro e avermelhado

Segundo astrônomos, uma condição tão favorável quanto esta para observar outra vez o fenômeno não ocorrerá no Brasil até 2015


DA REDAÇÃO

A Lua entra em eclipse total na madrugada de hoje para amanhã entre 0h01 e 0h51 (horário de Brasília). O fenômeno -caracterizado pelo bloqueio da luz solar que chega ao satélite quando a Terra está na sua frente- será visível de todo o Brasil e de diversos países banhados pelo oceano Atlântico.

O que se observará não é um enegrecimento total da Lua; ela ficará avermelhada e mais escura. Isso ocorre porque, apesar de ela não receber luz solar direta durante o fenômeno, ela receberá raios solares que passam pela atmosfera terrestre e são desviados. Esse processo privilegia raios de luz com cores próximas ao vermelho.

Quem quiser observar todo o fenômeno terá de acompanhá-lo a partir das 21h34, quando começa o eclipse parcial. Neste processo, parte do satélite fica encoberto, com a aparência de um biscoito mordido.

Às 22h43 a Lua começa a entrar na umbra, a sombra total (veja quadro à direita). À 0h01, finalmente, nenhuma luz direta do Sol chega mais ao satélite natural da Terra. A Lua volta a entrar na zona de sombra parcial à 0h51, e o espetáculo acaba por completo às 3h17, quando a luz solar volta a incidir sem bloqueios na superfície lunar.

No período de entrada na sobra total da Terra -chamada pelos cientistas de umbra- a Lua deverá estar alta no céu da América do Sul, e por isso não será preciso procurar um local com horizontes muito amplos para ver o fenômeno.

Segundo astrônomos do Mast (Museu de Astronomia e Ciências Afins), do Rio de Janeiro, uma condição tão favorável quanto esta para observar um eclipse lunar total não ocorrerá no Brasil até 2015. O próximo eclipse lunar total será em 21 de dezembro de 2010. O último havia ocorrido em 28 de agosto de 2007.

É seguro observar o eclipse lunar a olho nu ou com telescópios amadores sem filtros. Há necessidade de filtros apenas no caso dos eclipses solares, que ocorrem quando a Lua passa na frente do Sol e bloqueia parte da luz que chega à Terra.

Nenhum comentário: