4.2.05

Da necessidade de haver Separações

Já se vão dois anos desde que Domingos Oliveira lançou “Separações” nos cinemas. Agora, chegando tardiamente ao DVD, o filme merece o público que ainda não pôde ter.

Porque Domingos Oliveira é detentor, hoje, de um tipo de humor absolutamente próprio, e que, apesar de bater bola com Woody Allen, está longe de ser uma cópia ou uma “brasileirização” do mestre americano.

Porque esse humor de Domingos Oliveira mora na persona fílmica de Domingos Oliveira, já exposta em “Amores”, seu longa-metragem anterior. Que é a de um carioca de meia idade, dramaturgo, escritor, teatrólogo, roteirista – enfim, Domingos Oliveira –, de prosódia única e delirantemente engraçada, linguagem corporal vacilante entre o tímido e o, digamos, vacilante, às voltas com sua filha, amigos e mulheres. Enfim, Domingos Oliveira. E ninguém interpreta Domingos Oliveira melhor do que Domingos Oliveira.

Porque “Separações” pega o rastro de “Amores”, solta a câmera em fotografia digital na maior parte das vezes bastante cuidadosa e eficiente, apruma o senso de humor e traz o drama, na atuação transbordante da mais absoluta verdade melodramática de Domingos e na sensibilidade elegante de Priscila Rozembaum.

Porque separações ocorrem. E “Separações” é a vida e é doída e é bonita.

Porque só Domingos Oliveira escreve e interpreta as tiradas de Domingos Oliveira da maneira mais deliciosa e arrebatadora que se há para fazer humor.

Porque há uma cena shakesperiana, antológica, em que a tragédia e a comédia travam encontro inesquecível. E não é nem preciso dizer qual é (mas pense na bebedeira como potencializadora de um encontro desses). E pense em quantos outros atores poderiam olhar nos olhos do inimigo e disparar um “Cães!” com tamanha dignidade.

Porque é uma comédia-tragédia romântica das melhores, com um roteiro invejável em estrutura, diálogos, consistência dramática e capacidade narrativa.

Porque são atores bons pra burro (salvo pequena exceção que não chega a comprometer).

Porque é um filme bom pra caramba.

Vá ver.

Rápido.

Nenhum comentário: