22.8.08

diários da televisão - 26

daí que hoje nós fomos ao Instituto Astronômico e Geofísico da USP, atrás de locação, claro.

e eles tem uma espécie de reprodução lúdica, em escala, do sistema solar. (a ver na foto abaixo)



e você olha praquilo e tem aqueles pensamentos básicos, quase infantis, de ver a Terra ali pequenininha e dar-se conta da realidade imensa que a circunda, da desimportância da existência humana para o Universo em termos amplos etc e tal. vira até meio filósofo e pensa nos rumos que damos diariamente para o planeta, partindo do cotidiano para chegar ao astrofísico.

*

daí que trânsito, horário político no rádio e meu deus, que desastre mesmo que pode ser o projeto de civilização humana, hem?

quem aí quiser defendê-lo, favor levantar a mão.

*

mas os caminhos da cabeça cansada e insistente em alguma sanidade (já que tudo o que é sólido pode enlouquecer) levam ao teatro Fecap, onde Ná Ozzetti apresenta o show "Balangandãs".

e meu deus, mas os seres humanos inventaram a música!!!

e, sério, isso pode facilmente justificar o desastre de uma civilização inteira.

*

há muito a se dizer sobre Ná e esse seu novo espetáculo, como constatar que se trata das melhores cantoras do mundo, como entender de forma presente que Dorival Caymmi jamais morrerá, como ver a memória afetiva cutucada por Touradas em Madrid, que sua avó cantava para você, ou (re)entender ou simplesmente ver (re)encenado (e ingenuamente sempre emocionante) o sentido de coletivo (cultural, social, nacional), ao som de uma canção como Tahi.

mas você volta voando para 2001 (uma odisséia no espaço?) e para um momento de descobertas únicas em sua vida quando a cantora abre a boca para cantar a primeira nota de uma canção específica.

canção que ninguém canta como ela, ela que é a nossa Carmem Miranda - e que Marco Dutra ousa achar que é quase nossa Judy Garland (mas beeem menos expansiva, tenho que completar eu).

porque poucas coisas no mundo são como ver Ná Ozzetti interpretar Boneca de Piche.

e não, isso não é um exagero.

(e é uma epifania que vale para encorajar todas as 5 semanas ininterruptas de filmagem, que recomeçam amanhã. boa noite e boa sorte, pra gente.)

Nenhum comentário: