25.10.09

Mostra - dia 1

23/10/2009



Todos Mentem
, de Matías Piñeiro (ARGENTINA)
*
Situação dramática limitada e tratada de maneira confusa, vazia, pedante, até.

A Ressurreição de Adam, de Paul Schrader (EUA/ ALEMANHA/ ISRAEL)
* *1/2
Uma fábula cruel, espécie de parábola bíblica. É possível desprezar o universo ficcional (de tintas surrealistas) proposto ou envolver-se com ele abarcando algumas de suas bem conduzidas originalidades, assim como outras escolhas que soam menos felizes. De qualquer forma, uma experiência interessante no sentido mais objetivo da palavra, que por hora está num limbo imparcial: tende a crescer ou esvanecer-se.














Alga Doce
, de Andrzej Wajda (POLÔNIA)
* * * *
Uma daquelas intersecções intensas, quando a vida vira arte de forma muito imediata (e não seria sempre assim?) e esta por sua vez volta ao mundo real para curar ou dar sentido(s) à vida. Uma atriz que sofre uma tragédia pessoal às vésperas da filmagem de uma história sobre tragédias pessoais. Um depoimento documental de estatura inédita, teatral e plástico (hopperiano?) e latentemente cinematográfico, dando força e estatura a uma narrativa ficcional. Pontos de encontro da dor e do luto em um belíssimo filme.

Voluntária Sexual, de Kyeong-duk Cho (CORÉIA DO SUL)
*
Histeria de linguagem com uma cafonice estranha e bastante chatice. Sessão abandonada na metade.














35 Doses de Rum, de Claire Denis (FRANÇA)
* * *1/2
O humanismo escorre pelos detalhes e pelos atos singelos como água em uma pequena fonte ornamental. Delicadezas secas e sutilezas precisas que não chamam atenção para si residem nos corpos e olhares de 4 fortes atores e em uma dramaturgia de elipses. Até pela naturalidade serena com que o filme se impõe, os solavancos de seu terço final soam esquisitos, desencaixados, tortos - mas é possível, também, encontrar propósitos para eles dentro do projeto estético e dramático (o que não necessariamente significa concordar). De um dia para o outro, cresceu na cabeça. Talvez cresça mais.

Nenhum comentário: