23.10.11

diários da Mostra - dia 1: clamores


THE DAY HE ARRIVES

Anunciada como em 35mm, a projeção era digital. E com uma compressão porca. Sem chance.


O DESAPARECIMENTO DO GATO
*
Embora se assista sem prejuízo, tem um resultado desencontrado demais para um filme com prentensões tão obviamente 'claras' e 'tradicionais'. Entre a parábola e o drama, fica-se só com o estapafúrdio - e não do tipo certo.


UM MUNDO MISTERIOSO
* * * 1/2
A julgar por El Custodio, seu longa anterior, Rodrigo Moreno tem um projeto. Aqui, como lá, ele continua fazendo uso de um foco narrativo radicalmente observacional, com planos de câmera e momentos dramáticos bastante ralentados, mas nunca desinteressantes. Trata-se, antes de tudo, do estabelecimento de um microcosmo. No longa de estreia, acompanhávamos o cotidiano cheio de tempos/ espaços mortos de um guarda costas. Aqui, adentramos um outro tipo de limbo: o de um homem abandonado pela namorada. E se definitivamente não é um filme para olhares apressados ou para quem espera por uma história ao modo 'clássico', não deixa de ser uma instigante jornada junto a um protagonista que busca curar uma ferida de modos pateticamente triviais - e até por isso semi grandiosos. Vivendo junto a ele dias onde parece que quase nada se sucede, percorremos caminhos inusitados e cheios de acontecimentos banais e definitivos.


CLAMOR DO SEXO
* * * * *
A cópia está tinindo. E o que mais salta aos olhos nessa enorme obra feita em 1961, mas passada entre 1928-29, não é só o delicioso gosto anacrônico do realismo de um filme de cinquenta anos atrás que fazia a crônica de um tempo trinta anos atrás dele. Há o humor e o amor, mas há uma delirante angústia, que só potencializa a força do resultado como um 'retrato social', na desnorteante persistência de seu assunto: as castrações individuais como prática corrente no comportamento humano. Ou, antes, o ato de ter e criar filhos como o exercício último e maior da tirania.

Nenhum comentário: