4.1.09

dias de Berlim - 3

(achei os acentos agudos.)


ter que sair do quarto às 11h, pós Ano Novo, nao é definitivamente a coisa mais legal a se fazer. mas me obriga a passear.

Alexanderplatz totalmente cinza. lembra do frio? agora neva. muito.

Museu Pergamon e uma fila de meia hora. na neve. no dia 01, em Berlim, há turistas que querem ver museus. nada pára.

é inevitável nao se incomodar um pouco com a ética imperialista de transportar pedacos grandes de uma outra cultura, do "outro", do "distante", do "exótico", e trazer para expor no seu museu "civilizado". mas no resultado prático da idéia, há belezas de sobra, nao obstante.

depois, hotel, para troca efetivamente de quarto, e rápido cochilo, tentando recompor alguma energia para A Flauta Mágica, que nos aguarda.

cantores de qualidade excelente, um Papageno e uma Tamina também de grande talento dramático, direcao cenica impecável. direao de arte magistral em eficiencia, bom gosto, sutilezas e jogos cromaticos - uma paleta de cores de acariciar os olhos. uso de espacos verticais e horizontais criativo e preciso. composicoes humanas complementando bem a cenografia, marcacoes precisas, inventividade, luzes laterais e nuancadas, com sombras e vida.

uma montagem organica, incrível, enfim. assim se comeca bem um ano.

mas teve ainda o rstaurane etíope, mais uma das dicas de R. Frayha. experiencia unica a de comer inteiramente com as maos e em conjunto, dividindo um grande prato com outras duas pessoas.

e foi isso.

Nenhum comentário: